logo-site-circo.png
nossa-historia-banner.jpg

 

O QUE É O

CIRCO MULTICOR?

 

É uma instituição sem fins lucrativos que atende crianças jovens, famílias e profissionais da educação e assistência social, com o objetivo de debater sobre a diversidade racial, de gênero, sexualidade e deficiência das pessoas e grupos sociais, no enfrentamento e combate a qualquer forma de violência. Nosso circo é lugar de brincadeira, mas também de reflexão, lugar de dança, de alegria, mas também de acolhimento, de fala e escuta do outro, de fazer conexões e promover transformação social. Por meio do diálogo, da ousadia diante dos desafios, tem construído uma nova perspectiva e intervenção sobre o mundo através das linguagens artísticas.

 

Missão

Promoção dos direitos humanos, por meio da arte e educação, com foco na inclusão social, e no combate a qualquer forma de violência, discriminação e preconceito.

 

Visão

Ser uma instituição reconhecida nacionalmente como uma referência no debate de questões étnico-raciais, de enfrentamento a qualquer forma de violência e garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes.

 

Valores

Garantia e preservação dos direitos humanos de crianças, adolescentes e populações vulnerabilizadas, com respeito às diversidades

 

NOSSA HISTÓRIA

 

O Instituto de Arte e Educação Circo Multicor é resultado da realização de um sonho, quando professora do município de Beberibe/ CE. No início, era conhecido como SABE – Sociedade Assistencial de Beberibe, criada no ano de 1983, cuja função era à gestão de um hospital filantrópico. A partir de 2010, nossa história seguiu outro caminho, com projetos voltados à prevenção, promoção e proteção de direitos humanos de crianças e adolescentes e de suas famílias. Para tanto, contamos com profissionais envolvidos com as políticas de educação e assistência social. Com os nossos parceiros, a exemplo do Conselho de Direitos, instituições governamentais e do terceiro setor, seguimos a compor uma rede de proteção à infância.

 

O nosso primeiro projeto: “Movimento por uma Infância sem Racismo”, mobilizou escolas, equipamentos socioassistenciais, famílias e comunidade, com o Circo Multicor itinerante, na formação de professores/as e educadores/as. Em 2018, iniciamos o atendimento direto às crianças, adolescentes, e jovens com o projeto “ Arte e Educação por uma Infância sem Racismo”, uma referência no debate acerca das relações étnico-raciais, por meio de oficinas multilinguagens e vivências, produção de livros e material pedagógico, campanhas de desnaturalização do racismo, formação de professores (as); além da articulação com o SGDCA, e protagonismo juvenil. As violências raciais, entre os jovens das escolas públicas, expunham uma vida de sofrimento e conflitos identitários, em meio a pluralidade de seus corpos e cabelos. Identificamos as consequências do racismo, para além das dificuldades de aprendizagem, dos preconceitos cotidianos, a impactar, sobremaneira, no lugar de inferiorização ocupado na economia.

 

Em 2019, o que era um projeto torna-se uma instituição. Passamos a nos chamar Instituto de Arte e Educação Circo Multicor. Nosso Circo, avançou em outras temáticas, para outros territórios, e, com a construção da sede própria, circular, lúdica, alegre e acolhedora, passamos a ser uma referência ainda maior, com uma identidade associada ao enfrentamento de violências, preconceitos e discriminações, em meio a uma sociedade produtora de tantas desigualdades. O nosso endereço é o lugar, em Beberibe, cuja ação vai de encontro a valorização da história e do legado afro-indígena, a reeducação para as relações étnico-raciais e inclusão de novos saberes no currículo escolar. Eu sou Lucelena, idealizadora do Circo Multicor, professora de escola pública, pesquisadora, escritora e uma das condutoras desse grande espetáculo que é o Nosso Circo.

 

nossa-historia-fotos-5.jpg
nossa-historia-fotos-2.jpg
nossa-historia-fotos-4.jpg
nossa-historia-fotos-1.jpg
nossa-historia-fotos-3.jpg
nossa-historia-fotos-6.jpg

 

O CIRCO EM NÚMEROS

 

 

111.png
numeros-4.png
11.png
22.png
33.png